
Certamente, certamente. E assim o médico concluiu as observações sobre o estado de saúde da paciente. De acordo com a acompanhante, a enferma sofria de rangeres de dentes e que a condição era provocada por falta de vitaminas essenciais, mesmo que não soubesse quais.
Anteriormente o médico já havia medido a pressão arterial, a glicemia, saturação, enfim, realizado todos os procedimentos protocolares para iniciar o atendimento, entremeados por interrupções regulares da acompanhante que em meio a toda paciência do médico, insistia com seus prognósticos.
Deitada na maca, a doente continuava a produzir rangeres de dentes e após a piora do quadro, começava a bater o queixo de forma incontrolada. Com a sua prancheta, o médico anotava tudo, inclusive as opiniões impertinentes daquela mulher. Sentou-se, apoiou a prancheta no birô e complementou o diagnóstico de forma inusitada, produzindo dois resultados possíveis.
Levantou-se novamente, arrastando a sua cadeira para perto da maca onde estava a paciente. A acompanhante já com um certo ceticismo aproximou-se do doutor para escutar os resultados de suas observações. Mantendo o seu ar sereno, o médico disse:
-Bem, de acordo com o que ouvi da nobre senhora, que por hora lhe faz companhia e considerando também os meus mais de trinta anos de profissão, trago-lhes dois resultados possíveis: um é de que a senhora está a beira da morte por insuficiência de nutrientes que lhe provocaram danos severos no seu sistema nervoso central, com consequências sintomáticas para o sistema vascular e cardiorrespiratório. Nesse caso, a senhora deveria estar num centro de terapia intensiva, sendo cuidada por uma equipe multidisciplinar. O outro resultado, não menos importante, considera as condições climáticas, em si tratando de uma região do país que no inverno as temperaturas são quase glaciais. Nesse caso, a solução é bem mais simples e requer apenas que a paciente reforce seu vestuário com roupas adequadas para a estação do ano, como cachecóis, agasalhos, luvas e casacos de couro. Se possível, use uma calça bem quentinha por dentro de outra de couro ou material semelhante. O que a paciente apresenta é apenas um quadro inicial de hipotermia.
Depois de ler os resultados, o médico lançou um olhar cínico e bem-humorado para a acompanhante e disse de bem irônica:
-A senhora como médica daria uma boa vendedora de roupas de inverno. E assim encerrou seu atendimento no plantão.
Deixe um comentário